07/04/2013

E se… Kimi Raikkonen assinar com a Red Bul?l?

Mark Webber está mesmo na marca do pênalti na Red Bull? Não, ainda não. Evidente que o conflito com Sebastian Vettel no último GP da Malásia lançou dúvidas sobre o futuro do australiano na equipe, mas a situação dele ainda não é tão de limite assim. Bem ou mal, Webber ainda tem pessoas que gostam dele dentro da Red Bull - principalmente o próprio fundador da escuderia, o austríaco Dietrich Mateschitz. Webber não está prestes a deixar a equipe... ao menos, por enquanto.



O futuro do australiano, cujo contrato com a Red Bull só tem duração até o fim deste ano, já é a grande dúvida do "troca-troca" de pilotos para a temporada de 2014. E se Webber for embora? Certamente, uma vaga na equipe que ganhou os últimos três campeonatos seria a principal atração do mercado para 2014. Teria fila de candidatos batendo na porta da Red Bull. E quem poderia ser escolhido para essa vaga?
Dietrich Mateschitz, o grande chefão da Red Bull, andou falando sobre o assunto nesta semana. De um jeito bem despreocupado, o simpático "Didi" jogou no ar algumas informações. Disse que o eventual substituto de Webber poderia ser um dos atuais titulares da Toro Rosso, Jean-Eric Vergne ou Daniel Ricciardo. Mas surpreendeu ao citar o nome de um outro piloto, um cara que quase ninguém tinha em mente para a Red Bull. De quem ele estava falando? Kimi Raikkonen.
"Ele é tranquilo e rápido. Sempre um candidato", disse Mateschitz. Será mesmo? Kimi é um dos melhores amigos de Sebastian Vettel e certamente não teria problemas de relacionamento com o alemão (aliás, difícil imaginar um cara frio e relaxado como Kimi criar atritos com quem quer que seja...). É um campeão mundial inegavelmente talentoso e com uma espécie de "carisma às avessas" que atrai uma legião de fãs só porque Kimi é tão, digamos... diferente dos demais pilotos. Seria, sim, uma baita contratação para a Red Bull. Mas até que ponto isso é realmente viável?
O finlandês é tratado como estrela dentro da Lotus, onde desfruta de um status confortável de primeiro piloto, só que o grande atrativo da equipe é outro: a postura de deixar Kimi ser... Kimi. Na Lotus, não há compromissos de patrocinadores. As entrevistas são curtas e a equipe não gasta energia obrigando Kimi a participar das reuniões e discussões técnicas que ele tanto odeia. O trabalho de Kimi é um só: pilotar. Será que na Red Bull a liberdade para o finlandês seria a mesma?
A Red Bull já tem Vettel. Qualquer que seja o outro piloto, não teria um tratamento tão especial como o que Kimi possui na Lotus. É isso que o Homem de Gelo precisaria pesar: até onde vale a pena sacrificar a confortável vida na Lotus para ter a chance de correr com o carro que possivelmente será o mais rápido do grid? Há um outro ponto importante também: as regras mudam de forma radical em 2014 e nada indica que a Red Bull continuará tão no topo quanto está hoje. As cartas vão ser embaralhadas e qualquer uma das equipes de ponta - McLaren, Ferrari, Red Bull, Mercedes ou a própria Lotus - pode sair na frente. Kimi tem consciência de tudo isso.




Mas... e se Kimi realmente se juntar à Red Bull, como seria? Uma conclusão óbvia e imediata: Vettel ia ter de suar mais. Não que Mark Webber seja ruim, mas Kimi Raikkonen está um nível acima. Minha aposta pessoal é que uma eventual parceria entre Kimi e Vettel guardaria certa semelhança com a disputa que Lewis Hamilton e Jenson Button travaram na McLaren nos últimos anos. De um lado, um piloto mais veloz, rebelde e atirado (Vettel/Hamilton). Do outro, um mais frio, técnico e cerebral (Kimi/Button). Na McLaren, Hamilton venceu fácil a disputa em treinos classificatórios com Button, mas somou menos pontos nos três anos em que correram juntos. Durante todo esse tempo, os dois campeões da McLaren andaram sempre próximos na tabela de pontuação. Com Kimi e Vettel, a Red Bull viveria uma situação parecida.
Por enquanto, o suposto interesse da Red Bull em Kimi parece mais um "puxão de orelhas" em Vettel do que qualquer outra coisa. Algo como um recado subliminar para o alemão. Um aviso cifrado de "continue se colocando acima da equipe e olhe só quem você pode ganhar como companheiro em 2014". Com Kimi ao lado, Vettel certamente teria muito mais dificuldades. A Red Bull também ganharia bastante. Mas, até agora, tudo não passa de boato.
Kimi na Red Bull? Por ora, vamos com calma...
Fonte :Yahoo,esposte interarivo

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

RENDA ONLINE

COLETE MOEDAS VIRTUAIS

Earn Free Bitcoin

Visitas ao Blog

Seguidores

BLOG AMIGO

Blog Archive

Pages

Copyright © Formula1 em Foco