03/05/2013

Não há mais vantagens em largar da pole, dizem pilotos

Pilotos e equipes da Fórmula 1 estão seguros de que os treinos de classificação da categoria estejam desvalorizados atualmente – pelo fato das ultrapassagens serem mais fáceis, sobretudo por conta das novas configurações de pneus e dispositivos como a asa traseira móvel [DRS] e o KERS [Sistema de Recuperação de Energia].
Neste ano foi possível notar que os treinos da sexta-feira, durante os GPs, e mesmo o trabalho prático do sábado é mais voltado ao ritmo de corrida do que a tomada de tempos. Ou seja, as equipes buscam a consistência e velocidade juntamente com a estratégia ao invés do melhor rendimento em uma volta lançada.
“É sempre melhor estar na frente”, comentou o brasileiro Felipe Massa – da escuderia Ferrari. “Mas sabemos que a coisa mais importante é a corrida. Porém se você começar uma corrida [largando] em 10º, então com certeza será muito difícil lutar pela vitória”, falou.
“Se você começar a corrida entre os cinco primeiros – ou no Top 3 -tudo ainda poderá ser possível”, afirmou o brasileiro.
Mark Webber, da Red Bull, tem uma opinião diferente. Ele diz que a qualificação mais a frente no grid já não é tão vital como era antes. “Tornou-se menos e menos importante ao longo dos anos”, disse. “Mas ainda é importante em termos de tráfego”, explicou
O finlandês Kimi Räikkönen, da Lotus, acrescentou: “ajuda se você pode estar na frente para poupar os pneus, e você tem também menos chance de ter problemas [acidentes] no início.”
De uma forma geral, as vantagens de largar mais adiante, mas não necessariamente na pole position, estão relacionadas com a administração dos compostos de borracha. Ou seja, os pneus nos últimos anos, de forma artificial, vem determinando o comportamento dos carros, equipes e pilotos nas corridas.



Fonte: Amigos da Velocidade

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

RENDA ONLINE

Veja Também

COLETE MOEDAS VIRTUAIS

Earn Free Bitcoin

Visitas ao Blog

Seguidores

BLOG AMIGO

Blog Archive

Pages

Copyright © Formula1 em Foco