03/07/2014

Piloto homenageado do mês de Junho


29/06/2014

Piloto homenageado do mês...

Hoje, nosso primeiro homenageado, por incrível que pareça, não foi Ayrton Senna, e sim o Australiano John Arthur Brabham, mais conhecido como Jack Brabham, com um disputado placar de 11x7. 
Jack Brabham nasceu em 2 de abril de 1926 em Hurstville, Nova Gales do Sul, Austrália e faleceu aos 88 anos em 19 de maio de 2014 Gold Coast, também na Austrália. 
Apaixonado por carros, e para ajudar o custeio de sua família, uma vez que seu pai trabalhava em uma mercearia, abandona a escola aos 15 para trabalhar em uma oficina. 

 
Durante a Segunda Guerra Mundial, Brabham serviu na Royal Australian Air Force, e felizmente retorna com vida do combate, e em 1946 abriu uma pequena oficina, iniciando também carreira no kart, tendo em sua primeira temporada o título NSW, tornando se o campeão da categoria daquele ano, posteriormente formou uma parceria com Ron Tauranac. Em 1955, estreou no Grande Prêmio da Grã-Bretanha pilotando um Cooper. No campeonato de 1959, Brabham venceu o campeonato, e foi protagonista de um fato curioso, pela primeira vez na história o último GP teve três pilotos na disputa pelo título, sendo Brabham o piloto da vantagem de pontos e Mosso Pole Position (também na disputa) e fechando a disputa o britânico Brooks da Ferrari o menos favorável dos três pois dependia da vitória e que Brabham ficasse no mínimo em terceiro. Dado o início da corrida Moss abre vantagem mas abandonou por problemas na caixa de cambio, na última volta, Brooks vinha em terceiro, o que já daria o título para Brabham, porém faltando 400 metros da linha de chegada, seu carro sofre de pane seca, e como as regras permitiam que o carro pudesse passar pela linha sem impulsão do motor, Brabham desce do veiculo e o empurra até a linha de chegada, concluindo a corrida em quarto e sagrando-se campeão do mundo pela primeira vez, de quebra, garantiu o título de construtores para a sua equipe. 
Ele voltou a ser campeão em 1960, novamente com a equipe Cooper. 

 
Em 1961, o piloto fundou a sua equipe Brabham com Ron Tauranac, parceiro de longa data. Pouco antes, havia sido colocada uma limitação de 1500 cilindradas nos motores da Fórmula 1, o que não foi bom para Brabham, que não venceu nenhuma corrida com o novo carro no campeonato de 1962. A primeira vitória da equipe veio no Grande Prêmio da França de 1964 com Dan Gurney. 1966, a regra mudou para 3000 cilindradas e Brabham com um Brabham-Repco venceu o campeonato pela terceira vez e a primeira ostentando como dono de equipe, recorde único até hoje, uma vez que McLaren faleceu precocemente e não obteve a mesma conquista. 1967, o título veio com seu companheiro de equipe Denny Hulme, após 1967 a equipe fora campeã de pilotos duas vezes, ambas com Nelson Piquet, e fora também uma equipe muito tradicional na fórmula um até 1992. Voltando a Jack, em 1970, ele venceu a prova de abertura, o Grande Prêmio da África do Sul, a última da sua carreira. Brabham se aposentou e logo após parou completamente com as corridas,
vendendo sua equipe para Tauranac antes de retornar para a Austrália.


Seu histórico de sucesso é:
128 GPS disputados, sendo 14 vitórias, 31 pódios, 13 Poles, 12 Voltas mais rápidas, 261 Pontos, e 3 Títulos (1959, 1960 e 1966).
Seu legado está vivo entre muitos pilotos e admiradores, e seu nome está eternizado junto a outros nomes de lendas do automobilismo mundial.




 by Murillo Movio


ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

RENDA ONLINE

Veja Também

COLETE MOEDAS VIRTUAIS

Earn Free Bitcoin

Visitas ao Blog

Seguidores

BLOG AMIGO

Blog Archive

Pages

Copyright © Formula1 em Foco